quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Charge EaD

Adorei a Charge sobre EaD e fiquei pensando justamente nisto: Por que as pessoas não conseguem admitir que não há o que criticar na EaD, pois ela veio para ficar.
O grande problema é começar a investir em professores capacitados e diminuir o preconceito.
Acredito que estudar o tema é melhor do que criticá-lo.
O que você, aluno ou professor, acha do problema????
Comente.

15 comentários:

  1. Olá, Meu nome é Andressa, sou do curso de ADM, 1º semestre da ESAGS.
    Sou estudante semipresencial de um curso técnico, e antes disto, possuía pré conceito sobre o EaD.
    Pensava e me questionava se valeria à pena ir somente uma vez por semana para assistir algumas aulas e estudar o resto em casa, ficava imaginando como iria fazer amigos desta forma e se realmente iria obter conhecimentos. Arrisquei-me e comecei o curso. Uma das melhores experiências, pois estudando a distância fez com que eu procurasse informações sobre a matéria, estudasse realmente (pegar o livro e variados todos os dias, ler, fazer resumos e exercícios), ter iniciativa, etc... Fez com que eu me sentisse auto independente.
    - Breve comentário: Aprendi mais conteúdo estudando desta forma do que muitos cursos anteriores presenciais...
    - Outro breve comentário: Meu professor do curso semi presencial possuía tal pré conceito, pois este só dava aulas totalmente presenciais e ele mesmo disse que gostou muito de ter aceitado tal desafio para a sua carreira.
    Além do semipresencial, fiz e faço cursos do SEBRAE (totalmente à distância), e é ótimo também em conteúdo, exercícios e sempre há o tutor que tira todas as dúvidas, além de podermos nos comunicar pelos fóruns.
    Estudar em forma EaD ensina e nos dá competências, faz com que lidemos com nossos medos e opiniões mal formadas sobre tal forma de ensino.
    Creio que seja uma experiência que alunos e professores deveriam passar, para se aprimorarem, terem conhecimentos diversos, etc.
    Recomendo o EaD.

    ResponderExcluir
  2. É preciso saber para se posicionar. Gostei de sua posição, pois não podemos ver o mundo de uma só forma ou reproduzir algo que não conhecemos...

    ResponderExcluir
  3. Letícia Kostek de Moraes31 de agosto de 2012 às 13:39

    Ola!meu nome é Letícia Kostek de Moraes.Estou cursando o 1º semestre de adm na ESAGS.
    Sinceramente, eu tenho certo receio com EAD pelo simples fato de eu não me achar autodidata o suficiente para fazer uma faculdade a distancia.
    Sei que o direcionamento vai ser cada vez mais ir para os cursos a distancia, afinal o quesito tempo está cada vez mais disputado.
    Concordo também que é fundamental para as EAD investirem em professores. Sempre tive essa opinião de quem faz a faculdade não é o nome da faculdade e nem o professor, e sim o aluno.Mas, ter bons professores dá um estimulo extra na hora dos estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia, que tal explerimetar? a ESAGS tem um curso chamado OCW e é gratuito. ë um cursinho bem pequeno, mas já da para ter uma prévia do que é a EaD.

      Excluir
  4. Acredito mesmo que o EaD vai ficar, mas isso pra um prazo médio, de alguns anos. Especialmente por sermos mais exigidos no dia a dia. Lembro de ter lido algo sobre isso num quadrinho da Marvel, na qual um personagem diz que nunca conheceu fisicamente seu professores, mas era PHD em robótica com 7 anos de idade(aliás,ele veio do futuro). E isso se tornará mais possível. A internet por si só já tem sido grande fonte de conhecimento. E com o EaD, ela tende a ser uma fonte mais dirigida e confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Evandro, a EaD veio para ficar e para ajudar as pessoas que querem conhecer mais e que são disciplinadas e maduras.

      Excluir
  5. Alice Zanellato Rigotti2 de setembro de 2012 às 08:39

    Eu acho que tem pós e contras no ensino EAD. Acho interessante o metodo de estudo em sua própria casa, tendo o conforto de sua moradia,e facilita principalmente aqueles que não conseguem se locomover a instituição de ensino que gostariam ou tem alguma "doença" ou dificuldade de sair de casa, eu presuponho que o EAD tem o intuito de ensinar as mesmas oportunidades que a instituição em si. Porém, tem sempre um porém... o ensino pelo EAD não nos coloca em comunicação cara a cara com o professor, tenho certeza que muitos que utilizam deste ensino não leva muito a sério pois podem colar de respostas, não colocar realmente sua opinião e assim fingindo ser uma pessoa que não é. Além disso é importante investir em professores, mas a maioria que estuda para ser professor ( eu já pensei em estudar pedagogia) quer ensinar seu aluno de frente, saber o que está errando, principalmente na sua matéria Dani, erros de português é facilmente corrigidos pelo computador, não tem como saber o que realmente a outra pessoa do outro lado da tela está agindo/pensando, acho até dificil em uma sala com 20 alunos saber o que cada um quer, imagina não olhando de frente. Este método está entrando e não tem muito o que discutir pois vai ficar, e temos que pensar que é difícil agradar todo mundo! (Como podemos ver na charge)

    Alice Zanellato Rigotti, 1º semestre de adm na ESAGS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, também acho que pode ter alguns problemas, como não levar a sério, mas isso também acontece em aulas presenciais, não é? e o fato é que se a escola não conseguir selecionar os melhores e aprová-los, a vida se encarregará de fazê-lo.

      Excluir
  6. Na minha opinião, EaD é um método de ensino que só funciona se o aluno for realmente interessado e disciplinado, pois não há uma motivação, pelo fato de não haver comunicação direta com o professor e com colegas. Além disso, se o aluno tiver dificuldades em alguma matéria, ele não tem a possibilidade de tirar suas dúvidas pessoalmente com o professor. Acho que até pode ser um método de ensino eficaz, pois como qualquer outra instituição, o EaD proporciona o conhecimento para os alunos. No entanto, há um preconceito muito forte, como mostra a charge. Algumas pessoas podem achar interessante, gostar dessa possibilidade de estudar em casa. Mas talvez o EaD não seja tão reconhecido quanto um curso presencial, trazendo dificuldades na hora de disputar uma vaga de emprego. Talvez com o tempo, as pessoas passem a reconhecer o EaD, e a situação que é mostrada nos quadrinhos não aconteça mais. Mas a opinião sobre a eficácia do EaD é relativa, vai de cada pessoa achar o que é melhor para ela. Por exemplo, eu, prefiro um curso presencial a um curso a distância.

    Patricia Adamavicius, 1o. semestre de adm na ESAGS

    ResponderExcluir
  7. Vejo o EaD de uma forma positiva para a educação, pois ele reduz a distância e ainda pode ter custos mais baixos, permitindo que pessoas que não tenham tempo e/ou condições financeiras possam participar. Acredito que ele possa trazer resultados tão bons quanto o de uma aula presencial, mas só terá eficácia se houver interesse e disciplina da parte do aluno.

    1º semestre de adm na ESAGS

    ResponderExcluir
  8. Acredito que o EaD vai continuar ganhando forças com o tempo. Em 2011 houve o crescimento de aproximadamente 15% nas matriculas de EaD, e como o nosso tempo está cada vez mais corrido este número tende a crescer, ajudando a disseminar a educação por todo país. A qualidade do EaD é muito relativa, assim como a qualidade dos cursos a distancia, de um modo geral, a qualidade do ensino superior no Brasil ainda é muito heterogênea.

    Renan Seiko Kawakami, 1º semestre de adm ESAGS

    ResponderExcluir
  9. O EaD é um curso que oferece oportunidades para pessoas que nao conseguem frequentar uma escola regular, e tem tudo para dar certo. Sim, com certeza é necessario ter um comprometimento maior, e ser disciplinado com si proprio, e a pessoa que conseguir isso terá uma aula de qualidade como outra qualquer.

    Nicole Guarino Stoiani, 1º semestre adm

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, tudo o que vocês colocaram aé agora é interessante, mas preciso esclarecer algumas dúvidas: a Ead tem contato com professores, não diariamente, mas a cada mês ou quinzenalmente. As provas são feitas no polo presencial e uma coisa muito certa: CRESCE a cada ano e DEPENDE mais do aluno do que do professor. Obrigada pels comentários.

    ResponderExcluir
  11. Engraçado que a campanha do CFESS é preconceituosa e as várias similares a essa não são. EAD é uma política pobre para pobre. Quem faz EAD no Brasil? Os filhos das classes mais abastadas? Claro que não. Apenas o substrato menos favorecido da sociedade que não pode ingressar em uma universidade pública e tão pouco arcar com a mensalidade de um curso presencial de uma FGV da vida. Como professora, você deve saber que um encontro mensal ou quinzenal não é suficiente para sanar as dúvidas dos alunos e as bases da educação superior são, ensino, pesquisa, extensão e convivência acadêmica, mas não existe isso no EAD. Esse individualismo que o brasileiro abarcou é uma coisa impressionante, as pessoas não brigam mais por ampliação de ensino público de qualidade, lutam para pagar um curso EAD que se preocupa apenas em obter lucro, ou vai dizer que UNOPAR está muito preocupada com a qualidade do ensino e dos seus alunos? Oferecendo cursos que ferem os princípios básicos das profissões, como o curso de bilogia. Já estamos vivenciando um momento onde há uma massa de diplomados que são incapazes de assimilar o pouco que aprenderam e acabam tendo que se submeter a todo tipo de trabalho. aí, vc coloca, "...e o fato é que se a escola não conseguir selecionar os melhores e aprová-los, a vida se encarregará de fazê-lo" Então, já que existe a meritocracia, os alunos formados nas instituições de qualidade e e nos cursos tradicionais, com maior tempo de aula e melhores condições, USP, UFRJ... estão bem a frente dos outros?

    ResponderExcluir