sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Uma introdução à EaD.


Nos dias de hoje, com o avanço tecnológico, surgimento da cibercultura e a facilidade da se conseguir informação, muito mais pessoas precisam estar capacitadas para chegar ao mercado de trabalho de forma mais eficiente. A falta de tempo tem sido um agravante para estas pessoas e é neste contexto em que aumenta a oferta de cursos em EAD.



Muitos ainda têm receio a tal modalidade, mas o fato é que não há mais o que avaliar no que diz respeito aos reais benefícios dessa nova proposta e essas discussões não são mais pertinentes, pois o que realmente importa não é se a EAD é boa ou ruim, porque já sabemos que não é só boa, como também muito positiva; mas o que deve estar no pensamento é como fazer uma gestão de EAD de forma humanizada e ao mesmo tempo fazer com que os componentes tecnológicos nela presentes andem por um mesmo caminho.

A verdade é que a EAD não é tão nova assim, pois os primeiros cursos datam, segundo Benedetti (2012) do ano de 2001 e desta data até 2009,
o número de matriculados nos cursos de EAD em instituições públicas saltou de cinco mil trezentos e sessenta e nove alunos para cento e setenta e dois mil seiscentos e noventa e seis; em instituições privadas o salto foi ainda mais impressionante, de zero para seiscentos e sessenta e seis mil quatrocentos e vinte e nove alunos
Diante deste cenário, a primeira lei para tal modalidade foi a LDB 9394/96, que contemplava três modalidades para a realização de processo de ensino, no entanto, sem a modalidade semipresencial, as forma de ensino, para o MEC acontecem de forma presencial ou à distância.

Desta forma surgiram algumas normatizações com o intuito de regular a EAD e é com base nesta preocupação que se pretende aqui, pensar a EaD como uma forma de extensão da evolução da sociedade, bem como as mudanças acerca da educação, que pode e deve ser pensada também fora da escola e pelas mudanças tecnológicas, que possibilitam uma  aprendizagem autônoma.

A pergunta, para que comecemos a pensa é: Será que a EaD realmente é um bicho de sete cabeças?
Vamos pensar....
Conto com vocês.
         

13 comentários:

  1. Flávia Pereira dos Santos Silva30 de agosto de 2012 às 03:59

    Concordo no sentido de que distribuir o tempo de forma organizada para quem estuda e trabalha, é bem difícil, sempre vai faltar tempo para algo. Porém, acredito que ter um profissional da área, para esclarecer dúvidas e explicar o conteúdo que, na maioria das vezes, precisa de um exemplo ou uma explicação alternativa, facilita o entendimento do mesmo.

    Flávia Pereira dos Santos Silva (1° ciclo ADM Esags)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade é assim que funciona a Ead, ou deveria funcionar, pois o polo presencial é o lugar em que temos labs, professores,livros e princialmente toda a infraestrutura de que qualquer curso precisa.

    ResponderExcluir
  3. Sergio Luiz de Oliveira Roxo30 de agosto de 2012 às 22:02

    Acredito que a EAD seja não só uma avanço em termos de ensino pois permite pessoas adquirirem conhecimento sem precisar realmente se deslocar a algum centro no nosso caso a faculdade, como ao mesmo tempo fornece ao aluno um tempo que o aluno presencial não tem justamente porque não precisa se deslocar para ter aula ou realizar atividades, o grande problema que eu vejo no sistema EAD é que depende unicamente do interesse do aluno, pois em uma aula presencial o professor ainda controla o andamento da aula, já em um sistema online quem toma todas as decisões é o aluno e claro se o aluno não tiver interesse nem foco toda a ideia de EAD vai para o lixo. Acho sim que a EAD funciona mas primeiro deve se criar uma consciência para quem virá a usa-la.

    ResponderExcluir
  4. É, você tem certeza, Sérgio, pois é necessária muita vontade e dedicação mais do aluno do que qualquer outro ponto... Não há como a escola aprender pelo aluno.

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que EaD seja um bicho de sete cabeças se o aluno estiver realmente motivado e for disciplinado para aprender aquilo que é preciso. Acredito que haja mesmo um certo receio de muitas pessoas sobre essa forma de ensino por não ser presencial e nem ter um professor por perto para esclarecer suas dúvidas, porém se o aluno realmente se comprometer, os benefícios serão enormes. É fato que ao longo dos anos EaD vem crescendo e várias instituições de ensino estão usando essa técnica, creio que com o aperfeiçoamento da técnica e um pouco mais de conhecimento sobre a mesma da parte dos alunos, as pessoas vão aderir-lá e o aproveitamento será ainda maior. Desde que EaD seja usada da maneira correta e que seus alunos tenham comprometimento com o ensino, a educação brasileira tem muita há ganhar.

    Jéssica M. Miata Hiroi, 1º ciclo - ESAGS

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A EAD, tem,no cenário mundial atual, extrema eficácia, e traz inúmeros benefícios pessoais quanto profissionais.
    Tem como vantagem e economia de tempo e dinheiro, que ambos são uns dos principais motivos o qual diversas pessoas deixam de estudar, por falta de tempo ou dinheiro. Hoje com a EAD, tempo e dinheiro não são mais motivos para deixar de estudar, e sim incentivo. Entre os benefícios pessoais, é a “exigência” do aluno a ser autônomo, autodidata, para que as dúvidas que surgirão durante o curso o próprio aluno correr atrás do esclarecimento e da informação, por não ter uma pessoa física para sanar suas dúvidas.
    Algo muito interessante, é a motivação, a única motivação do aluno é o conhecimento, e isso basta para quem busca o aprendizado, a EAD só realmente funciona para os interessados, pois é feito para quem tem pouco tempo e um objetivo a ser alcançado.
    A EAD é benéfico por conta disso,por alcançar um público,de tal forma, isolado e motivar a busca do conhecimento de uma forma pessoal. E aos que têm preconceito um "Bem vindos ao século XXI".
    Aylton Alves da Silva - 1° Ciclo Administração - ESAGS Santo André.

    ResponderExcluir
  9. O EAD é uma modalidade que visa atender o público que deixava de estudar devido à falta de tempo. É uma modernidade que veio para ajudar para que mais pessoas tivessem mais acesso ao conhecimento. Hoje temos vários tipos de cursos EAD, ensino superior, supletivo, técnico e até de línguas. E mais e mais pessoas mostram a cada dia que funciona, aprendem e ganham o seu lugar no mercado de trabalho. Porém, não podemos negar que o curso presencial interage mais com o aluno facilitando a aprendizagem. Contudo vemos que apesar do EAD ser uma boa opção para aqueles que aderem a modalidade, exige muito mais atenção e dedicação do aluno pois terá que estudar "sozinho".
    Letícia Torres - 1º Ciclo Adm - Esags Santo André

    ResponderExcluir
  10. Felipe Rodrigues Guedes3 de setembro de 2012 às 19:12

    O EAD ao meu ver tem o intuito de ajudar a simplificar e otimizar a vida das pessoas, nos dias de hoje cada vez temos menos tempo para resolvder tudo que devemos, se a pessoa tiver dedicação, organização e vontade de aprender o EAD vai sim ajudar em muito. Escolhendo um bom curso com professores capacitados você terá muito a acrescentar em sua vida. Quem faz a escola é o aluno, a vontade de aprender esta com ele.

    Felipe R. Guedes, 1º ciclo 2º sem. 2012 - ESAGS

    ResponderExcluir
  11. O EAD, "educação a distância" é uma forma de ensino que possibilita ao aluno a auto-aprendizagem, com meios de recursos didáticos ou seja ele tem como foco pessoas que tem menos tempo para se dedicar por exemplo a uma aula presencial,então ela "controla" o andamento de seu curso ou seja acaba sendo muita responsabilidade pois se você não compreender algo ou simplesmente esquecer de algo terá que cobrar de si mesmo,não tem o mesmo controle do que com um professor em uma aula presencial.
    O aluno de um modulo EAD precisa estar ciente de que para o bom andamento do curso ele precisa estar inteiramente focado no que quer e se dedicar,caso contrário não funciona.
    Acredito que o EAD é um modulo eficaz sim uma alternativa para aqueles que querem algo,que querem se dedicar e seu tempo não esta tão disponível, mas que precisam ter a consciência de que para ter eficácia no curso depende só dele.

    Mayara Campos Maria Bernardino - 1º Ciclo Adm - Esags Santo André.

    ResponderExcluir
  12. Através do EAD muitas pessoas podem voltar a estudar, pois permite àqueles que não conseguem se locomover até o espaço físico da instituição, que estude em sua própria casa, dá ao aluno uma flexibilidade de horários, e o curso acaba se tornando mais viável financeiramente. Em contrapartida esse sistema requer do aluno dedicação, comprometimento e disciplina.
    A eficacia do EAD vai depender única e exclusivamente das pessoas que virão a utilizar o método de ensino. Ele deverá ter a consciência de que não haverá uma pessoa ao seu lado, pedindo para que ele estude. Ou seja, será ele quem dirá a carga de horas estudadas por dia.
    Se, e somente se, o aluno for aplicado e souber utilizar de forma eficiente e eficaz este ensino, o EAD será uma boa ideia para aqueles que buscam o conhecimento e o crescimento em sua carreira.

    Aline Moretti Ramos- 1° Ciclo- Administração- Esags Santo André.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, é isso ai... chega de preconceito... Imagina que vocês tenham que, na função de gestores, instrumentlizar seus funcionários e que para otimizar o tempo, comprem um curso na modalidade a distância... que maravilha... Com certeza há espaço para todas as ferramentas de ensino e o presencial e o a distância se complementam e quem sai ganhando sempre é o aluno.

    ResponderExcluir